A Bacia Hidrográfica do Rio Belém Norte pertence a quatro bairros de Curitiba, o Abranches, o Barreirinha, o Cachoeira e o São Lourenço.
O bairro Abranches foi fundado em 10 de novembro de 1873, e foi assim denominado em homenagem ao então Presidente da Província, Doutor Abranches. Foi ele quem deu o consentimento para que imigrantes poloneses provenientes da Prússia Ocidental ocupassem aquela região.
O Barreirinha é evidenciado pela presença de uma importante colônia polonesa, que imprimiu características marcantes ao bairro, como uma paisagem de lavouras beirando as ruas e de carroças que circulam lado a lado com os caminhões.
As primeiras referências ao bairro Cachoeira apareceram em 1733, quando o Capitão Antônio Rodrigues Seixas e sua mulher, Maria Soares Paes, fundaram o primeiro sítio nessa região do planalto curitibano. Tudo é Cachoeira. Ninguém sabe, com certeza, a origem do nome.
Já o São Lourenço começou com um pequeno povoado à margem da Estrada do Assungüi (atual Rua Mateus Leme). A Fábrica Estearina Paranaense e o Curtume São Lourenço, um dos mais antigos da cidade, eram outros estabelecimentos importantes da região.
Essa é uma breve história da ocupação da nossa Bacia, esperamos que tenham gostado das curiosidades.
Fonte: IPPUC
Nenhum comentário:
Postar um comentário